segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Técnicas de análises

Tomamos para análise tres trabalhos: uma pesquisa realizada pelo SESC(Serviço Social do Comércio) juntamente com a Fundação Perseu Abramo e a outra sobre o Estatuto do Idoso, direitos e violações, ambas foram publicadas em 2007; o outro trabalho são as pesquisas da Secretaria de Pesquisa e Opinião do Senado brasileiro, sobre o Estatuto do Idoso – tres anos depois da promulgação.Esta pesquisa foi publicada em 2006.
A Fundação Perseu Abramo e o SESC/SP e SESC Brasil realizaram de 1 a 23 de abril de 2006 a pesquisa Idosos no Brasil – Vivências, desafios e expectativas na 3ª Idade que teve como principais objetivos ouvir dos próprios idosos como estes se sentem a respeito de sua idade e de sua inserção na sociedade. Ouviram também os não idosos sobre suas expectativas em relação ao envelhecimento e seu comportamento em relação aos idosos de hoje. Foram aplicados 3.759 questionários para pessoas de ambos os sexos, distribuídos nas cinco regiões do país.
Os resultados apontam que há falta de informação na sociedade sobre a velhice e sobre as reais necessidades dos idosos, sejam elas físicas, morais, sociais, culturais e/ou garantia de direitos. Também apresentam dados sobre o preconceito existente, porém nem sempre identificado pelos idosos; a violência contra o idoso, praticada na esfera doméstica e pública e, principalmente, as demandas específicas como saúde, lazer, educação e outras.
Ao concluírem a pesquisa afirmam que a população idosa no país tem demandas específicas e reais.
Para este Projeto, concentramo-nos nos resultados de pesquisa aos aspectos referentes ao Estatuto do Idoso, quanto ao grau de conhecimento e informações sobre o mesmo, cujos resultados encontram-se nos seguintes gráficos:



De Blog magens

Nenhum comentário: